Affenpinscher

 

Ficha Técnica
Longevidade 10 a 12 anos
Porte Pequeno
Necessidade de Exercício Média
Temperamento Equibrado
Adestrabilidade Alta
Utilização Companhia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Origem:

É uma raça oriunda da Alemanha, chamado ainda de Zwergaffenpinscher em sua terra natal, que significa macaco-anão; e diablotin moustachu, que em francês designa diabinho bigodudo. De origem incerta, alguns historiadores acreditam que esta raça descenda de terriers alemães de pelo duro, ao passo que outros afirmam ser ela uma descendente de griffons belgas. A despeito disso, a mais aceita, levando em consideração o físico do animal, é a de que realmente seja parte da linhagem dos terriers.

Características:

O nome Affenpinscher é alemão e foi  dado devido à semelhança de sua cabeça com a cabeça de alguns macacos. Porém, esse termo se aplica mais do que só sua aparência: os Affenpinschers adoram agir feito patetas por toda a casa. Assim como as outras raças de cães de pequeno porte e tamanho Toy, eles são bastante resolutos e vigorosos, com um grande senso de diversão e animação o tempo todo.

A pelagem sobre o corpo é  áspera e densa. A cabeça é tipicamente adornada por sobrancelhas espessas, cerdosas e por pelos em forma de coroa ao redor dos olhos; por uma barba expressiva, pelo topete e por pelos nas bochechas. A pelagem da cabeça deve ser a mais dura, espalhada e mais reta possível. Isto contribui essencialmente para a expressão de macaco. Uma raça muito atenta, carinhosa, obediente e leal aos seus donos, o Affenpinscher é um ótimo cão de guarda apesar de ser um cão Toy, além de ser também muito bom para manter a casa ou apartamento livre de pestes. Esse cão possui os pelos duros e um pouco compridos, que devem ser escovados diariamente para evitar que se fique embaraçado.