Afghan Hound

 

Ficha Técnica
Longevidade 12 a 14 anos
Porte Grande
Necessidade de Exercício Alta
Temperamento Sociável
Adestrabilidade Baixa
Utilização Cão de corrida. companhia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Origem:

A raça originou-se no Afeganistão, provavelmente trazida por povos nômades que cruzavam país tendo como destino a China e Índia.

Características:

Cachorro aristocrático, o Afghan Hound é dono de si, antes de mais nada. Muito independente, é considerado um excelente cão de guarda. Essa raça é conhecida por, muitas vezes, mostrar-se distantes e até mesmo teimosos. No entanto, o Afghan Hound apresenta baixo nível de dominância, pode ser adestrado e é um cão sociável. Em geral, é desconfiado e reservado com estranhos, sem ser agressivo. É um cachorro que precisa de um dono que saiba liderar e disciplinar, de maneira calma e gentil, sem agressividade. Responde melhor aos adultos, ou crianças mais velhas, e podem se mostrar desobedientes com proprietários que não saibam lidar adequadamente com seu temperamento. Os exemplares da raça Afghan Hound que não podem exercitar-se adequadamente, podem tornar-se excessivamente nervosos, ou por vezes tímidos.

Alto e magro, tem de 65 cm a 75 cm de altura e pesa entre 23 kg e 25 kg. Os pêlos dão trabalho e devem ser desembaraçados sempre. Para facilitar, alguns criadores misturam condicionador e água e, assim, borrifa nos pêlos do animal para ficarem mais fáceis de desembaraçar. Muito limpo, esse cachorro não gosta de ficar em lugar sujo. Um jornal é suficiente para demarcar o espaço para ele fazer suas necessidades fisiológicas.